Em 04 de julho de 2018

Ares de cidade pequena, detalhes repletos de lembranças históricas e paisagem deslumbrante. Consegue visualizar a cena? Assim são Santo Antônio de Lisboa, Cacupé e Sambaqui: bairros tipicamente açorianos onde até as cores do pôr do sol contam a história do seu povo. A região turística de Florianópolis forma a Rota Gastronômica do Sol Poente, com diversos bares e restaurantes na beira do mar.

Todo o clima histórico, cultural e de belezas naturais faz da região um local propício para que a gastronomia se desenvolva. A Rota Gastronômica do Sol Poente apresenta opções de alta qualidade para quem quer apreciar todas as variedades culinárias.

A rota fica na Freguesia de Santo Antônio de Lisboa, localizada no Noroeste da Ilha, a 15 km do centro, e é uma das mais antigas colônias de pescadores da Ilha. A sua enseada é palco para o anoitecer mais famoso da cidade e é impossível não querer aproveitar cada cantinho do local. Preparamos um pequeno roteiro para que você possa viver um pouco das raízes históricas aos mais diversos sabores e momentos. Acompanhe:

  1. Almoço no Cacupé

     

     

    Comece o passeio com um almoço tipicamente manezinho: tainha assada e complementos com frutos do mar. A primeira parada da rota é o Cacupé e lá você encontra diversas opções de restaurantes tradicionais da cidade. Para chegar, siga na SC 401 até a entrada do bairro e pegue a rodovia Estrada Haroldo Soares Glavan, seguindo por ela ao longo de toda a extensão.

    Depois da refeição, sugerimos aproveitar o visual em uma sombra perto do mar. Pequenos instantes que renovam energias e dão ânimo para continuar o tour.

  2. Tarde histórica

    Seguindo adiante está Santo Antônio, com tudo pronto para encantar a sua tarde. As casas com arquitetura açoriana, os cafés e o artesanato levam os visitantes para uma volta no tempo, que fica completa ao saborear o famoso Pastel de Nata (conhecido como Pastel de Belém).

    Hora de seguir viagem, mas sem sair do bairro. No fim da tarde, vá até a orla de Santo Antônio e prepare-se para uma experiência maravilhosa.

  3. Pôr do Sol em Santo Antônio de Lisboa

    O sol baixando e iluminando a água em contraste com as luzes da cidade que vão se acendendo e iluminando os prédios do centro. Um momento único no anoitecer, em que a natureza, a história e a modernidade se encontram. A sintonia entre elas está na própria contemplação, que é mais enriquecida ainda com a vista privilegiada da ponte Hercílio Luz.

    O pôr em Santo Antônio de Lisboa é único e deve ser apreciado em um dos bares na beira mar. Aproveite os momentos de contemplação até o anoitecer.

  4. Jantar no Sambaqui

    Por fim está o jantar no Sambaqui. O bairro mais ao Norte da Rota segue com a mesma identidade de Santo Antônio, uma beira mar charmosa com restaurantes para todos os gostos, todos com um toque especial da Ilha. Até mesmo a spaghetteria oferece massas regadas aos sabores típicos da região.

    Pronto para viver esse caminho mágico de Florianópolis? A rota gastronômica do Sol Poente não deixa a desejar na hora de fazer um happy hour, de ir a um encontro ou de fazer um passeio em família a noite. Curtiu o roteiro? Continue vivendo Floripa e acompanhando as nossas sugestões através do Facebook e do Instagram.

    Até mais!

DÊ SUA OPINIÃO