Em 02 de outubro de 2019

São aproximadamente 900 empresas do setor de TI que empregam mais de 17 mil pessoas na capital catarinense. Com a união do capital humano e da tecnologia, Florianópolis se tornou um dos principais polos de inovação do Brasil e foi reconhecida como a terceira do país em faturamento médio no setor – são quase cinco bilhões de reais por ano, de acordo com dados do Acate Tech Report 2015. O setor representa quase 10% do PIB da cidade.

Nos últimos anos, o ecossistema de inovação de Floripa deu um salto de desenvolvimento. Não é à toa que a cidade foi chamada de “Vale do Silício da América Latina” pela BBC World. Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) da Endeavor Brasil, os investimentos no setor de tecnologia começaram na década de 1980 e, desde então, Florianópolis foi a cidade brasileira com maior crescimento econômico.

Esse desenvolvimento atrai, constantemente, empresas e profissionais altamente capacitados, que vêm de toda parte do Brasil e do exterior, motivados pelas oportunidades, mas, também, pelos altos índices de segurança e educação, pela qualidade de vida e as belezas naturais da ilha.

Floripa também foi considerada uma das dez cidades mais dinâmicas do mundo pela Revista Newsweek, em uma lista que considera a presença da indústria limpa, do conhecimento e o uso de tecnologias de ponta. O dinamismo e a inovação da capital se baseiam no tripé formado por políticas e investimentos públicos, produção de conhecimento e iniciativa privada.

O forte investimento em ensino e pesquisa das universidades e institutos técnicos, que colocam a cidade no topo do Índice Geral de Capital Humano da Endeavor Brasil, também contribui para o desenvolvimento de profissionais e do setor. Isso se reflete, obviamente, na qualidade, mas também na quantidade de empresas e startups. 

Além das empresas, a capital reúne alguns dos principais eventos de inovação, tecnologia, empreendedorismo, marketing e vendas do país.

 

Com informações de:
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/prefeitura-municipal-de-florianopolis/florianopolis-uma-cidade-para-todos/noticia/2019/07/04/ilha-do-silicio-rede-de-inovacao-florianopolis-faz-da-capital-um-polo-de-tecnologia.ghtml
https://www.nsctotal.com.br/colunistas/cacau-menezes/com-900-empresas-de-tecnologia-florianopolis-se-torna-polo-de-inovacao
https://www.startse.com/noticia/ecossistema/68002/florianopolis-inovacao-brasil

DÊ SUA OPINIÃO