Em 02 de outubro de 2015

O mês de outubro, em Santa Catarina, é celebrado com uma série de festas típicas de cada região do estado. Entre elas o portal de eventos, Guia Floripa, destacou algumas festas bastante populares que atraem milhares de pessoas todos os anos. As festividades ocorrem desde o Vale Europeu, passando pelo Grande Oeste, Grande Florianópolis, chegando até os Encantos do Sul e o Vale do Contestado, com cada uma trazendo seu sabor e colorido específico.

Oktoberfest, em Blumenau;  Celebrando sua 32ª edição, a maior festa típica do Estado incluiu Blumenau no cenário nacional – e até mesmo internacional – como uma das melhores festas do país.

Fenarreco, em Brusque; Durante 11 dias, a Fenarreco oferece um dos mais tradicionais pratos típicos alemães – o marreco com repolho roxo -, além de uma feira industrial com produtos têxteis locais.

Oktoberfest, de Itapiranga; O berço da Oktoberfest em Santa Catarina fica no extremo oeste do Estado e promove 3 dias de muita festa em dois pontos da cidade.

Tirolerfest, em Treze Tílias; A cidade mostra toda a herança austríaca de seus colonizadores, numa festa que reúne grupos folclóricos, música e gastronomia típica, realizada desde o primeiro ano de fundação da cidade: 1934.

Festa do Imigrante, em Timbó; A festa valoriza as tradições alemã e italiana em comemoração ao aniversário da cidade, promovendo o intercâmbio cultural entre a região do Vale do Itajaí e o Estado de Santa Catarina.

Schützenfest, em Jaraguá do Sul; A Festa dos Atiradores resgata, em 10 dias de festa, a cultura germânica, contando com música, apresentações folclóricas, gastronomia típicas e competições de tiro.

Festival do Camarão, em Porto Belo; Ao contrário da grande parte das Festas de Outubro, o Festival do Camarão de Porto Belo valoriza a colonização portuguesa, especialmente a cultura açoriana.

Epafi, em Chapecó; A Exposição-feira agropecuária, industrial e comercial de Chapecó recentemente passou a fazer parte das das Festas de Outubro. Considerada uma das maiores feiras multissetoriais do Brasil, abriga indústria, comércio, agropecuária e serviços, além de shows e apresentações culturais. Mais informações pelo fone (49) 3321-8400.

Kegelfest, em Rio do Sul; Uma das festas mais tradicionais da região celebra o bolão, ou kegeln, esporte ancestral do boliche, herdado dos imigrantes alemães, além de apresentações folclóricas, gastronomia e músicas típicas.

Heimatfest, em Forquilinha; Os dez dias de festa terão diversas apresentações artísticas, indo de grupos folclóricos a shows nacionais, além de bailes, desfiles históricos e muitas opções de bebidas. Mais informações pelo fone (48) 3463 8100.

Oberlandfest, em Rio Negrinho Tipicamente germânica, a Oberlandfest é uma das opções para quem está no planalto norte catarinense. Mais informações pelo site www.rionegrinho.sc.gov.br

Agora é só fazer o seu roteiro e aproveitar o mês de outubro com muita diversão!

DÊ SUA OPINIÃO