Em 25 de outubro de 2019

Uma série de obras e projetos para a iniciativa privada estão atraindo investimentos, desenvolvimento e ótimas expectativas para Florianópolis. Turismo e mobilidade urbana são alguns dos destaques das ações.

 

NOVO TERMINAL AEROPORTO

No dia 1º de outubro iniciaram as operações do novo terminal do aeroporto da capital. A nova estrutura, construída pela Floripa Airport – empresa que assumiu a administração do aeroporto por 30 anos após a concessão do terminal -, tem 49 mil metros quadrados, quatro vezes a área do antigo terminal. São 13 portões de embarque, 10 pontes de acesso às aeronaves, capacidade para receber 8 milhões de passageiros por ano e uma estrutura comparada às melhores do país.

A arquitetura do novo espaço foi planejada com cores ligadas às paisagens da cidade e um modelo sustentável. Um dos destaques é o terraço panorâmico, exclusivo entre os aeroportos brasileiros, onde é possível apreciar pousos e decolagens. Além do terminal, a administração da subsidiária construiu um boulevard com lojas e restaurantes. 

Com o novo terminal, também foi liberado o trânsito no novo acesso ao aeroporto. São oito quilômetros de extensão e uma expectativa de aliviar boa parte do intenso volume de tráfego da rodovia SC-405, desviando pela nova via os usuários do Sul da Ilha, especialmente da Tapera, Ribeirão da Ilha e Campeche. Estimam-se, também, reflexos positivos no desenvolvimento turístico da região.

 

PARQUE URBANO E MARINA DA BEIRA-MAR NORTE

A área contará com 123 mil metros quadrados para um parque urbano público, de convivência, com espaço para a realização de eventos, estacionamento de veículos, quiosques, área de lazer e espaço para práticas esportivas. Haverá a integração de modais, já que a parte de marina abrigará vagas molhadas destinadas ao uso público, sendo uma parte designada a uma futura instalação de transporte náutico e na Avenida Beira-mar Norte está em implantação o BRT – Bus Rapid Transit. A marina terá píer flutuante com capacidade para 650 vagas privadas, de 120 a 40 pés, e 60 pública, de 40 a 60 pés. 

O projeto, que será executado com recursos privados a partir da concessão do espaço, já foi apresentado para entidades do setor náutico. A expectativa do município é de que o contrato com a empresa vencedora da licitação ocorra no final deste ano.

 

ENTREGA DA PONTE HERCÍLIO LUZ

Prevista para ser entregue em 30 de dezembro, a revitalização da ponte Hercílio Luz, cartão postal da capital e de Santa Catarina, deve contribuir para o fluxo de veículos e, principalmente, do transporte público de Florianópolis. 

Os entornos das cabeceiras da ponte também serão revitalizados e adequados ao uso do transporte coletivo, de pedestres e ciclistas. Pelo projeto, também está prevista a instalação de um boulevard, com quiosques para venda de presentes e produtos turísticos, além de lanchonetes para atender turistas e usuários de ônibus.

 

OUTRAS OBRAS

O alargamento da faixa de areia da praia de Canasvieiras, um dos principais pontos de destino de turistas no verão, no Norte da Ilha, a duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira, no bairro Pantanal, no acesso à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e estudos e testes para a implantação do transporte público marítimo são outras obras e projetos que trarão enormes benefícios para os moradores da cidade.

DÊ SUA OPINIÃO