Em 15 de abril de 2020

Para quem curte cozinhar e receber amigos para confraternizar, a cozinha se torna um espaço muito importante da casa ou do apartamento. A decoração focada no melhor desempenho da cozinha otimiza o espaço, transforma cozinhas pequenas em amplas, traz praticidade e conforto. Todas as áreas podem ser aproveitadas, trazendo maior variedade de elementos decorativos, funcionalidade e beleza ao ambiente. Neste post, trouxemos algumas dicas para tornar sua cozinha moderna e um cômodo mais do que especial.

Materiais: vidro, inox e acrílico são os materiais preferidos para uma decoração no estilo moderno. Eles seguem o mesmo padrão de uniformidade visual, limpeza e neutralidade. No entanto, também é possível usar madeira e couro, especialmente quando a intenção é reforçar o aspecto aconchegante e acolhedor do ambiente.

Tons neutros: eles podem vir tanto em tonalidades mais escuras, quanto mais claras. Se você tem uma cozinha pequena, prefira cores claras, como branco, cinza claro, azul celeste, coral e verde folha. Se a sua cozinha for ampla e com pé direito alto, as cores escuras podem ser usadas sem medo. Nesse caso, opte pelos tons de preto, azul escuro, bordô, cinza escuro e madeira.

Luz: além de deixar o ambiente naturalmente mais claro, a luz contribui para criar um efeito de amplitude. Para deixar a cozinha mais iluminada aposte em grandes janelas, no uso de materiais espelhados que reflitam a luz e em cores claras.

Funcionalidade: lembre-se disso ao decorar a cozinha. Busque por móveis multifuncionais como balcões que servem como armários, móveis retráteis e modelos que otimizem o espaço. Isso também vale para os eletrodomésticos. Não sobrecarregue a cozinha com objetos e móveis sem utilidade. Busque soluções para armazenar os itens de armário, como suportes internos ou kits organizadores que ajudam a ganhar espaço. Eles ajudam a guardar itens que são usados com mais frequência e precisam estar sempre a mão.

Áreas livres: uma dica para conseguir essas áreas de respiro é optar por prateleiras, nichos e armários aéreos como forma de desocupar o chão. Caso sua cozinha seja grande opte por usar uma ilha no centro dela, assim o ambiente não fica impessoal demais e você ganha outro elemento pra lá de moderno e funcional.

Paredes: já que o conceito moderno pede por áreas livres, use as paredes para trazer informação visual. A melhor pedida é apostar em revestimentos que carreguem o estilo e a personalidade dos moradores. Use azulejos de metro, ladrilhos, tijolinhos, pastilhas, entre outras opções, mas atente-se para um detalhe: não precisa revestir todas as paredes, escolha apenas uma para criar contraste.

DÊ SUA OPINIÃO