Em 31 de agosto de 2021
Foto: Jonathan Borba on Unsplash

Receber os amigos e familiares em casa é um momento super especial, e uma mesa posta decorada encanta os olhos e faz a diferença em qualquer recepção.

Super tendência e cada vez ganhando mais espaço, a table décor é indispensável em recepções formais e traz um charme para ocasiões mais informais, deixando um simples café mais especial.

Continue a leitura para conferir 5 dicas infalíveis para criar mesas decoradas e tornar momentos especiais ainda mais memoráveis!

Acessórios para criar a sua mesa
A principal dúvida é sempre por onde começar, certo? O importante é ter alguns itens principais que fazem parte da organização básica de uma mesa e que te acompanharão a vida toda. Depois que criar os seus estilos preferidos e entender quais peças utiliza mais, você pode compor com outros itens que achar necessário.

Entre os itens indispensáveis para uma mesa posta estão aparelhos de jantar, taças, faqueiros, sousplat, guardanapos, jogos americanos, toalha de mesa, trilhos e acessórios decorativos.

Sempre escolha um tema
Para inspirar as suas composições, você pode começar escolhendo um estilo principal para os itens da mesa, como clássico, romântico, rústico, contemporâneo ou moderno. O estilo também pode ser guiado pela culinária servida. Depois, escolha a cor principal que vai dar o tom para a mesa. Dessa forma, você estará criando uma identidade visual única e agradável.

Em datas comemorativas, aproveite a temática da ocasião. Aqui a dica é prestar atenção nas cores para montar a decoração, dessa forma você não precisa necessariamente comprar itens temáticos, e aproveita os acessórios durante o ano todo. Além disso, lembre-se de explorar cores em diferentes detalhes, como nas flores e guardanapos.

Brinque com cores e texturas
A maioria das pessoas ficam travadas na hora de compor as cores, com uma certa insegurança em criar combinações mais ousadas, e acabam sempre apostando nos neutros. Aqui a dica é super simples: utilize um círculo cromático. Essa é uma ferramenta super simples que te ajuda a sair do básico, sem medo de errar!

Podemos ainda dar um passo extra e misturar texturas, como a cerâmica e o vidro, que também trazem uma ousadia legal e charmosa para a mesa. Acessórios estampados como guardanapos e trilhos podem ficar responsáveis por trazer o toque de cor.

O charme está nos detalhes
O carinho com os detalhes vai além da demonstração de bom gosto, transmitindo cuidado e acolhimento através de elementos que complementam a mesa para dar o toque final.

Aposte em flores que combinam com a cor principal e temática da mesa e atente-se aos detalhes, como o bordado do guardanapo de tecido, a argola de guardanapo e o estilo do sousplat.

Decore também para o seu dia a dia
Depois das primeiras tentativas, montar a mesa ficará cada vez mais fácil e natural para você, principalmente se os seus acessórios combinarem entre si e permitirem diferentes composições. Que tal então trazer um pouco dessa decoração para o dia a dia?

Na correria da rotina, nem sempre lembramos de pequenos detalhes de autocuidado, e como um simples café da manhã em família é especial. A mesa posta não tem apenas o objetivo de impressionar, mas também de demonstrar carinho e uma dedicação especial ao momento da refeição. Aproveite este momento para curtir e monte uma mesa linda também pensando em você.

Fontes:
https://www.vivadecora.com.br/revista/mesa-posta
https://www.rafimex.com.br/blog/mesa-posta/decoracao-da-mesa-posta-os-detalhes-fazem-diferenca/

DÊ SUA OPINIÃO