Em 20 de novembro de 2015

Sauna seca ou úmida, tipos diferentes, mas oferecem benefícios em comum. Conheça as vantagens terapêuticas de suar.

Combate a retenção de líquidos – com a transpiração, os líquidos acumulados são eliminados através da pele. Esse efeito é frequentemente confundido com o emagrecimento. Na realidade, é o inchaço que some, pois a sauna não proporciona o perda de peso, mas sim a eliminação dos líquidos retidos.

Diminui o congestionamento nasal – a sauna ainda promove a desobstrução das vias respiratórias. Porém, para que isso aconteça é necessário adicionar gotas de óleo de eucalipto para que ele se espalhe no vapor e contribua com o descongestionamento das vias.

Limpeza de pele – a transpiração na sauna abre os poros e ajuda a remover impurezas da epiderme, camada superficial da pele. Mas não elimina toxinas de dentro do corpo, como algumas pessoas acreditam. “Na sauna a vapor, o calor associado à umidade contribui para a abertura plena dos poros, permitindo a liberação de sujeira e até produtos químicos aderidos a eles”, diz a dermatologista Mirella Moraes, de São Paulo. Já na sauna seca, o corpo tende a dilatar seus capilares para expulsar o calor, mas retém a umidade, o que pode acabar prendendo algumas sujeiras nos folículos, explica a médica.

Estimula o processo de defesa do corpo –  ajuda a combater resfriados e outros males típicos das temperaturas mais baixas. Além disso, a ação do calor estimula a dilatação dos vasos sanguíneos e esse aumento de temperatura ativa o suor, permitindo que as toxinas (metais pesados, álcool, nicotina…) sejam eliminadas através dos poros da pele com mais facilidade.

Cuidado: pessoas com pressão alta devem consultar um médico antes de fazer sauna. Importante também não abusar da prática.

_W__9031

Sun Towers Residence – Sauna

Fonte 1, 2 e 3.

DÊ SUA OPINIÃO