Em 26 de abril de 2019

A missão de escolher cadeiras para a sala de jantar pode ser desafiadora, já que existe uma variedade bastante grande de modelos no mercado. Na hora de comprar é preciso avaliar quais opções combinam com a mesa e levam em consideração aspectos importantes do dia a dia, como conforto e durabilidade. A ideia é deixar a criatividade rolar e harmonizar os detalhes escolhidos com o restante da decoração.

O primeiro ponto é entender o perfil dos moradores para escolher cadeiras que não só combinem com o projeto, mas que sejam confortáveis para todos. Em relação à altura, as mesas da sala de jantar geralmente possuem 75cm. Por isso, é interessante que as cadeiras tenham uma altura de 50cm.

Usar cadeiras que não sejam de um mesmo conjunto é uma tendência. Essa é uma ótima forma de deixar o décor mais atraente e menos monótono. Neste caso, dê atenção a harmonia da composição: cadeiras que tenham algo em comum, como a cor, o formato ou a matéria-prima. Você também pode apostar em cadeiras semelhantes, mas com um design ou material diferentes da mesa, trazendo uma combinação mais original.

Outra alternativa é jogar com cores complementares, como branco e preto ou preto e vermelho. Experimente, ainda, escolher cadeiras com estofados mais claros do que a mesa. A estratégia confere elegância ao décor. Em salas de jantar com ambiente despojado vale abusar do colorido. Em todos os casos, a dica é manter o equilíbrio visual!

Se você não se sente seguro para combinar cores ou prefere ambientes com bases mais neutras, invista em cadeiras com texturas diferentes da mesa. Isso torna a decoração mais aconchegante. Se sua casa ou apartamento possui espaços integrados, vale lembrar que é importante que as cadeiras harmonizem com a decoração como um todo.

Outra dica, para mesas retangulares ou ovais, é destacar as cadeiras das pontas. Opte por variações com braços ou encostos mais altos que possam se diferenciar das demais e marcar a cabeceira da mesa.

Além do estilo, você deve certificar-se de que a mesa escolhida garanta 70cm de largura, no mínimo, para que cada pessoa possa se movimentar e fazer as refeições confortavelmente.

Se tiver crianças em casa, escolha modelos sem quinas proeminentes e que tenham tecidos mais resistentes e estofados bem confortáveis. Se houver pets, para garantir que se mantenham conservadas por mais tempo, opte por cadeiras de madeira ou estofadas com tecidos como couro.

Sejam modernas, rústicas ou com combinações personalizadas, o mais importante é que as peças transmitam o jeito de ser da sua família e praticidade no dia a dia.

DÊ SUA OPINIÃO