Em 12 de agosto de 2015

O veludo deixa os espaços dentro de casa mais sobres e aconchegantes, e está em alta na decoração.

5

O visual luxuoso está na moda, e isso inclui tecidos como o veludo, a seda e o cetim. Esses tecidos estão presentes atualmente em várias decorações mundo afora. Vamos falar um pouco mais sobre o veludo, um tecido elegante, envolvente e que traz a sensação de aconchego ao ambiente onde é utilizado. O tecido está em alta na decoração, emprestando seu toque macio a estofados, cortinas, cabeceiras e almofadas. É um dos tecidos preferidos de Coco Chanel para decorar os espaços da sua casa ou ateliê. O veludo vem desde a época dos castelos europeus, e é um dos tecidos mais nobres, depois da seda. Não é um tecido para demonstrar despojamento. Ele encorpa o ambiente, deixando-o mais nobre.

VELUDO NOS MÓVEIS

veludo é uma ótima opção para deixar seus sofás, poltronas e chaise ainda mais relaxantes e convidativos! Como esse tecido é mais encorpado e um pouco mais pesado ele permite que os móveis tenham detalhes mais clássicos como os famosos capitone ou arremates em tachas de metal. Ele também pode ser usado em cabeceiras de cama ou até mesmo em banquinhos e pufes. Sofás revestidos de veludo ficam muito chiques e normalmente são usadas cores mais fortes, como o vermelho, vinho, verde, azul e preto.

VELUDO NAS ALMOFADAS
Se você não possui nenhum móvel de veludo, mas ainda assim quer usar o tecido na sua decoração, almofadas confeccionadas com ele são extremamente macias e relaxantes, além de adicionarem um toque de sofisticação instantâneo para suas poltronas, camas e sofás. Almofadas em veludo com estampas geométricas e florais adicionam um charme contemporâneo sem perder o efeito clássico, já aquelas lisas em tons mais sóbrios ou com pequenos bordados se encaixam muito bem nas decorações mais tradicionais.

QUALIDADE
Para saber se o tecido é de boa qualidade, deve-se observar o verso dele, olhando sua espessura. Ele deve ser à base de algodão. Se tiver muito poliéster não é bom, pois acumula muita sujeira.

QUANDO NÃO USAR
Vale lembrar que o veludo não é apropriado para imóveis situados em regiões quentes, secas ou ainda no litoral. Quem tem crianças ou animais em casa deve passar impermeabilizante no tecido.

fonte: blog Lola Home e blog ZAP

DÊ SUA OPINIÃO