Em 28 de agosto de 2018

Quadros são itens de decoração delicados, inspiradores e que despertam emoções. Podem compor com outros elementos decorativos e, independente do seu estilo, transformar a decoração de um ambiente reforçando a personalidade dos moradores.

Um dos maiores desafios é definir o local onde ele será posicionado, garantindo que a visibilidade fique correta e de maneira harmônica. Por isso, separamos 5 dicas de como utilizar quadros na decoração do seu apartamento:

Escolhendo os quadros

Tudo começa com a escolha das obras. Podem ser fotografias, pinturas, pôsteres ou imagens impressas. Procure com atenção o que você deseja que os quadros transmitem sobre você e sobre seu lar. Se ele despertar algum tipo de sentimento, você o encontrou! Esta é a maior lição na hora de selecionar obras perfeitas para a decoração.

Onde colocar

Qualquer cantinho que esteja precisando de renovação ou uma parede que mereça destaque é uma boa opção. Além de pendurá-los na parede, disposição tradicional, você pode inovar colocando-os apoiados em prateleiras ou até mesmo no chão. Mas antes de posicioná-los, uma dica importante: teste o posicionamento com moldes de papel, assim você corre o risco de furar a parede e perceber que a posição não ficou boa.

Quando os quadros ficarem acima de móveis, deixe cerca de 15cm de distância. Se for posicioná-los acima do sofá, reserve pelo menos 60cm acima do encosto para que não atrapalhe a pessoa que está sentada.

Sozinhos ou compostos?

Aqui depende da sua intenção: se você quer chamar a atenção, é melhor dispor a obra sozinha. Agora, se você gosta de composições, as possibilidades se multiplicam: alinhados, de modo retangular, oval, ziguezague, entre outras. É necessário, porém, prestar atenção a altura, proporção, tamanho da parede, entre outros itens.

Esteja atento, também, aos tamanhos de cada quadro e às molduras, é sempre legal variar. Elas não precisam necessariamente combinar. Basta que elas se complementem ou tragam as cores e texturas do ambiente.

Altura correta

Colocar os quadros em alturas elevadas é um dos maiores erros na hora de posicionar os quadros. Um truque para evitar esta situação é pedir para alguém ajudar a medir sua altura sentado na cama, no sofá ou na cadeira. As figuras devem estar sempre na altura dos olhos ou uma altura aproximada de 1,60m.

Lembre-se, ainda, de verificar ainda, o tamanho da parede para definir o tamanho do quadro. Quer ousar? Se a parede for grande, escolha quadros maiores. Do contrário, tente não deixá-la com muitas informações.

Ilumine-os!

Depois de escolher o melhor local, chegou a hora de valorizar ainda mais as peças através da iluminação. Spots especiais em cima do quadro ou das composições são a melhor maneira de provocar este destaque.

DÊ SUA OPINIÃO