Em 28 de março de 2019

Melhora na função cerebral, no humor e na respiração, redução de riscos cardiovasculares, combate ao estresse e fortalecimento da circulação sanguínea são alguns dos benefícios para quem frequenta a sauna. O método surgiu há aproximadamente 9 mil anos, pelos finlandeses. Ao despejar água em algumas rochas aquecidas dentro de uma sala fechada, eles perceberam que o calor seco gerado poderia ser usado para tratamento terapêutico.

Visitar uma sauna duas ou três vezes na semana pode reduzir em 25% o risco de morte por doença cardiovascular [1]. A afirmação é de um estudo publicado na revista BMC Medicine. A explicação para o fenômeno é o efeito positivo que o calor traz para a frequência cardíaca. A temperatura mais elevada ainda pode melhorar a dilatação dos vasos sanguíneos, bom para a circulação do sangue e para a regulação da pressão arterial.

Também ajuda a reduzir desconfortos e dores nos músculos [2], inclusive para quem sofre de dores crônicas como artrite reumatoide, osteoartrite e fibromialgia. Além disso, fazer alongamento dentro da sauna pode melhorar a flexibilidade dos músculos em até 205%. A recomendação é que as pessoas iniciem os exercícios após 15 minutos de sessão.

A prática frequente ajuda a diminuir a probabilidade de desenvolver doenças respiratórias, como asma, pneumonia ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) [3]. Neste caso, o calor beneficia a função pulmonar e, consequentemente, melhora a respiração.

Um artigo publicado na revista Alternative Medicine Review indicou, ainda, que a sauna pode aumentar os níveis do hormônio do prazer – a endorfina -, o que promove a melhora no humor [4] de pacientes com depressão leve. Mesmo para quem não tem o transtorno, a visita à sauna ajuda a promover o relaxamento.

Em homens, a frequência das visitas também ajuda a diminuir o risco de doenças neurodegenerativas [5]. Estudo publicado na revista Age and Aging destacou que ir à sauna duas ou três vezes por semana pode diminuir o risco de Alzheimer em 20%. A justificativa também pode estar relacionada à circulação, que reduz a pressão sanguínea e a inflamação, ajudando a preservar funções cognitivas.

Sauna do Sun Towers Residence

 

Precauções

Mesmo com tantos benefícios, é necessário estar atento a algumas precauções. Manter-se hidratado é a maior delas! Durante a sessão você vai transpirar muitas vezes, o que causa uma perda significativa de água e, sem reposição, isso pode levar a fadiga ou a interrupção de ritmos cardíacos. Saunas não são recomendadas para mulheres grávidas, crianças, pessoas diabéticas, com pressão baixa ou problemas cardíacos. Caso você esteja tomando alguma medicação, a recomendação é consultar seu médico antes de uma sessão.

 

Com informações de:
https://iamdesignhotel.com.br/beneficios-da-sauna-para-a-saude/
https://veja.abril.com.br/saude/sauna-os-5-beneficios-para-a-saude-comprovados-pela-ciencia/
https://www.mundoboaforma.com.br/15-surpreendentes-beneficios-da-sauna-para-saude-e-boa-forma/

DÊ SUA OPINIÃO